A NOSSA ESCOLA tem como missão PROPORCIONAR O DESENVOLVIMENTO PLENO DO SER HUMANO,CONSTRUINDO E RECONSTRUINDOO CONHECIMENTO, MEDIADO PELOS PROFESSORES E COM A PARTICIPAÇÃO DAS FAMÍLIAS.”

quinta-feira, 29 de setembro de 2011

Aula de Música no Clubinho!

Na aula de Mùsica de hoje as crianças contaram piadas, cantaram músicas conhecidas, com a mediação do professor Jean...vamos dar uma espiada?



 















Educação Física Na Escola

 A atividade física é definida como um conjunto de ações que um indivíduo ou grupo de pessoas pratica envolvendo gasto de energia e alterações do organismo, por meio de exercícios que envolvam movimentos corporais, com aplicação de uma ou mais aptidões físicas, além de atividades mental e social, de modo que terá como resultados os benefícios à saúde.  


A escolha é feita individualmente, levando-se em conta os seguintes fatores:
Preferência pessoal: o benefício da atividade só é conseguido com a prática regular da mesma, e a continuidade depende do prazer que a pessoa sente em realizá-la. Assim, não adianta indicar uma atividade que a pessoa não se sinta bem praticando.
Aptidão necessária: algumas atividades dependem de habilidades específicas. Para conseguir realizar atividades mais exigentes, a pessoa deve seguir um programa de condicionamento gradual, começando de atividades mais leves.
Risco associado à atividade: alguns tipos de exercícios podem associar-se a alguns tipos de lesão, em determinados indivíduos que já são predispostos.

Nesses grupos, além de ser importante na aquisição de habilidades psicomotoras, a atividade física é importante para o desenvolvimento intelectual, favorecendo um melhor desempenho escolar e também melhor convívio social.

 Olha só a aula  de Educação Fisica  do 2 º ano com o professor William..











Conclusão do Projeto "Cine Escola" com Curta - metragem!


PROJETO "CINE ESCOLA: LUZ , CÂMERA, EDUCAÇÃO"

 Durante o III Bimestre foi desenvolvido o Projeto "Cine Escola: Luz, Câmera, Educação!" no decorrer várias atividades foram desenvolvidas voltadas à este.
Na turma do 2º ano a partir de literaturas de diversos escritores foram criados curta- metragens , este trabalho foi proposto como atividade de grupo  com participação especial dos papais que estiveram presentes e dedicados nos ensaios e confecções junto com as crianças dos fantoches para o teatro que seria apresentado em sala a todos os colegas.

O que é Curta - metragem?

Curta-metragem, ou simplesmente curta, é um filme de duração inferior a trinta minutos.
O termo começou a ser utilizado nos Estados Unidos na década de 1910, quando boa parte dos filmes começava a ter durações cada vez maiores.
O gênero que mais utilizou o formato de curta-metragem foram as animações. Ainda hoje há muitos filmes com acção ao vivo (live-action) e de animação produzidos como curta-metragem, havendo inclusive um prêmio dos Oscar para cada tipo.
Formato bastante difundido e em expansão no Brasil desde os anos 70, a curta-metragem é também adotado em documentários, filmes de estudantes e filmes de pesquisa experimental.

   Vamos dar uma espiadinha nos fantoches confeccionados  com materiais alternativos pelos grupos?

         - tecido, bolinha de isopor, papel  cartão, pratos de papelão,  garrafas de Amaciante, EVA.











segunda-feira, 26 de setembro de 2011

18 à 25 de Setembro- Semana Nacional do Trânsito!


SEMANA NACIONAL DE TRÂNSITO 2011
 Década Mundial de Ações Para a Segurança do Trânsito - 2011/2020: Juntos Podemos Salvar Milhões de Vidas
A Assembléia Geral da Organização das Nações Unidas, no dia 02 de março de 2010, proclamou oficialmente o período de 2011 a 2020 como a Década Mundial de Ação pela Segurança no Trânsito a fim de estimular esforços em todo o mundo para conter e reverter a tendência crescente de fatalidades e ferimentos graves em acidentes no trânsito no planeta.
A decisão de adoção de uma campanha decenal mundial teve origem em vários encontros internacionais e consagrou-se no I Congresso Mundial Ministerial de Segurança Viária, realizado em novembro de 2009 em Moscou, onde o Brasil se fez representar. 
Em resolução editada pela ONU, decidiu-se que a Organização Mundial de Saúde (OMS) juntamente com outros organismos internacionais, terão a missão de envidar esforços com o audacioso objetivo de reduzir pela metade o número de fatalidades no trânsito mundial. Atualmente, registram-se mais de 1 milhão e 300 mil mortes por ano e milhões de pessoas feridas, algumas incapacitadas permanentemente, atingindo de forma majoritária aquelas na faixa etária de 15 a 44 anos de idade, significativa parcela produtiva da sociedade.
Segundo dados do Ministério da Saúde, o Brasil registra um índice de 18.9 fatalidades por grupo de 100 mil habitantes. Países líderes, alguns europeus e outros asiáticos, registram uma taxa de 5 mortes por 100 mil habitantes.
Nesse sentido, o Conselho Nacional de Trânsito (Contran) elegeu para a Semana Nacional de Trânsito o tema "Década Mundial de Ações Para a Segurança do Trânsito - 2011/2020: Juntos Podemos Salvar Milhões de Vidas", cujos principais pilares a serem trabalhados são:
  • gestão nacional da segurança no trânsito;
  • infra-estrutura viária adequada;
  • segurança dos veículos;
  • comportamento e segurança dos usuários;
  • atendimento ao trauma, assistência pré hospitalar, hospitalar e à reabilitação;

    ORLANDO MOREIRA DA SILVA
    Presidente do Contran e Diretor do Denatran






    Atividade em sala de aula 2 º ano:
    - levantamento de hispóteses sobre trânsito; anotações.
    - montagem de cartaz sobre Trânsito e confecção de placas com regras sobre este  dentro da Escola.


    Prof Adriana Mota
    Prof Auxiliar Priscila Bordignon




    O QUE É TRÂNSITO?







                                              
    No trânsito, também existem regras e leis, que devem ser cumpridas, para que haja organização e para que tudo funcione direitinho. Quando as pessoas esquecem disso, ou seja, desrespeitam essas regras e leis, é que acontecem os acidentes.
    É muito importante que todos conheçam quais são as formas corretas de se comportar no trânsito, respeitando as outras pessoas que também convivem no mesmo espaço. Assim, fica fácil evitar os acidentes, preservar  nossa vida e a vida das outras pessoas.

                          O QUE É TRÂNSITO, AFINAL?


    O trânsito é o  espaço onde acontece o movimento de pessoas, de veículos e de animais. E, que pode ser tanto em  ruas quanto em  estradas. O trânsito é um espaço coletivo, ou seja, é um local onde as pessoas podem conviver e  se comunicar.  No trânsito, todos têm  direitos e deveres. Por isso, é necessário, que haja respeito e compreensão entre todos que participam do trânsito. 

    QUEM É QUEM NO TRÂNSITO?

    Pedestre
     
                                   
    O pedestre é quem circula a pé. Todas as pessoas são pedestres no trânsito. Porém, nem todas são motoristas por exemplo, porque não tem carro ou ainda não tem a idade adequada para dirigir. Nem todos são ciclistas, porque não tem bicicleta ou não sabem andar de bicicleta. Mas todas as pessoas são pedestres no trânsito. O pedestre tem direitos e deveres, assim como os demais agentes que participam do trânsito.
                                                   

    Ciclista
                                                                                   
    Ciclista é quem circula de bicicleta nas ruas e estradas. Ao andar  de bicicleta, o ciclista precisa respeitar a sinalização e as leis também. Quem acha que pode andar de bicicleta na contra-mão, está enganado. O ciclista deve andar no sentido dos veículos e quando estiver em grupo, deve pedalar em fila única, ou seja, em fila e um atrás do outro.
     

                              Motorista                                           
      

    Motorista é quem dirige um veículo, que pode ser um carro, um ônibus, um caminhão, etc. Para poder dirigir e se tornar um bom motorista, as pessoas têm que ter a idade mínima de 18 anos para poder tirar a sua carteira nacional de habilitação, chamada também, de carteira de motorista ou CNH. Para ter essa carteira, as pessoas fazem um curso e no final do curso, passam por um teste, para saber se aprenderam tudo direitinho. Os motoristas precisam saber e conhecer as regras e leis de trânsito para respeitá-las e evitar os acidentes.
    Muitos motoristas esquecem disso. Esquecem que temos que respeitar para sermos respeitados. É muito importante que além de respeitar as regras, as leis e  os sinais, que os motoristas respeitem os pedestres, os ciclistas, motociclistas e os outros motoristas também. Assim, é possível que o trânsito seja um ambiente onde as pessoas podem conviver em plena harmonia.

    Motociclista
    As pessoas que andam de moto pelas ruas, no trânsito, são chamadas de motociclistas. Para andar de moto também é necessário ter a carteira de motorista. Além disso, é preciso  usar o  capacete E, o mais importante, é preciso pilotar a moto com muita atenção e muito cuidado.

    Você sabia que crianças menores de 7 anos não podem andar na moto, de jeito nenhum?
Embora abrangente, o tema possibilitará que a sociedade civil organizada e  órgãos e entidades do SNT trabalhem de forma objetiva e eficaz atendendo as diversas demandas no sentido de promover a redução de acidentes.
Assim, desde já, espera-se que o tema eleito pelo Contran seja divulgado e trabalhado junto à sociedade.

Regras de Trânsito escolar e placas confeccionadas pelos alunos do 2 º ano.



sexta-feira, 23 de setembro de 2011

23 de Setembro - Inicio da Primavera

A Primavera é uma época em que ocorre o florescimento de várias espécies de plantas.
Portanto, é um período em que a natureza fica bela, presenteando o ser humano
com flores coloridas e perfumadas.
A função deste florescimento é o início da época de reprodução de muitas espécies de árvores e plantas.
                                                 Poesia
                                             Leilão de Jardim
Quem me compra um jardim
com flores?
borboletas de muitas cores,
lavadeiras e passarinhos,
ovos verdes e azuis 
nos ninhos?
Quem me compra este caracol?
Quem me compra um raio de sol?
Um lagarto entre o muro e a hera,
uma estátua da Primavera?
Quem me compra este formigueiro?
E este sapo, que é jardineiro?
E a cigarra e a sua canção?
E o grilinho dentro do chão?
(Este é meu leilão!)
Cecilia Meireles.

Aproveite esta Nova estação que  esta chegando!
Equipe Sociedade Nossa Escola.

quarta-feira, 21 de setembro de 2011

21 de Setembro - Dia da Árvore

No dia 21 de setembro, comemoramos o Dia da Árvore. Os povos indígenas brasileiros sempre cultuaram as árvores na época das chuvas, ou quando se preparava a terra para semear. Por isso, há trinta anos adotou-se a data que marca a entrada da primavera para a celebração do Dia da Árvore. Uma curiosidade é que os Estados do Norte e do Nordeste celebram a árvore no final de março, já que esse é o período de chuvas na região.


Amiga árvore
Além de terem a função de embelezar o meio ambiente, as árvores protegem lavouras contra os ventos, diminuem a poluição sonora nos grandes centros urbanos, absorvem parte dos raios solares, fornecem sombra, servem de moradia a pássaros e outros animais, fornecem alimentos ao homem e à fauna (conjunto de animais), absorvem a poluição atmosférica e produzem mais oxigênio (por meio da fotossíntese).Outro fato importante é que muitos remédios podem ser feitos a partir das árvores. Para se ter uma idéia, um em cada quatro medicamentos usados pela indústria farmacêutica tem origem vegetal.Tem mais, turma: uma árvore adulta pode absorver do solo até 250 litros de água por dia. Imagine como as árvores poderiam ajudar a evitar enchentes!Por tudo isso, amigos, são da maior importância a conscientização e a contribuição de cada um de nós, plantando uma árvore e cuidando para que ela se desenvolva.

sábado, 17 de setembro de 2011

Sociedade Nossa Escola x Embrapa

TRABALHO DE ESTUDO - 2º ano

 Mundo Vegetal


Neste Bimestre tivemos como parceiros a Embrapa
que enviou sementes para o plantio da horta
pelas crianças, depois de estudo em sala 
sobre plantas. 








 

Horta Escolar

 




quinta-feira, 15 de setembro de 2011

SESC - Semana Literária: Literatura e Sociedade. 30ª Edição

LITERATURA E SOCIEDADE

Já se foi o tempo em que se pensava que a literatura era capaz de reproduzir, ponto a ponto, como um espelho frio e neutro, as coisas do mundo real. A literatura não é um espelho. O século 20 nos mostrou que as relações entre a ficção e a realidade são intensas sim, mas complexas e nem um pouco lineares.
Vista hoje não como espelho passivo, mas como combustível poderoso de decifração e alargamento do real, a literatura passa a ter um novo papel social. Os escritores não são filósofos, ou cientistas, muito menos religiosos, ou pregadores. A literatura é um mundo específico, que se distingue com veemência da ciência, da filosofia e a religião. Sua potência na vida social é, portanto, singular. Podemos dizer mais: é insubstituível.
Escritores abrem janelas para novos mundos, descortinam realidades ocultas, ampliam a visão tradicional e costumeira que temos da sociedade. Nas mãos dos escritores, a vida social deixa de ser repetição e pragmatismo, afasta-se das normas e do conhecido, para se tornar invenção e, sobretudo, surpresa. A literatura nos leva a ver coisas que, antes dela, não conseguíamos ver. Ela nos faz considerar possibilidades, experimentar perspectivas e alimentar esperanças que, de outro modo, nos escapariam.
A literatura é, por excelência, o lugar da liberdade interior. Lugar do particular, e não do geral, do único, e não das séries e da repetição, ela se oferece, em nosso conturbado século 21, como um poderoso instrumento de interpretação e de desvendamento do real. Não para oferecer respostas prontas, porque se faz isso literatura não é, mas para gerar novas e atordoantes perguntas. Não para produzir soluções, mas novas inquietações. Não para reduzir a palavra a um simples instrumento técnico, mas para dela arrancar uma parte do futuro.

 O SESC oportunizou este momento  para todos os leitores, vamos dar uma olhada na agenda completa :

12/09 – Segunda-feira
Palestra de abertura com Mário Prata (19h30)
13/09 – Terça-feira
Palestra de homenagem a Antonio Cândio com Neuza Ceciliato de Carvalho (19h30)
Oficina: A vida em 140 caracteres – com Matheus Pacheco (Merp) (15h) Bruno
Oficina de Leitura Vocal – com Douglas Martins (14h30)
Oficina de Encadernação Artesanal – com Ernesto Kramer (9h)
Programação intanfil: Contação de Histórias / Literatura Cantada / Oficina de Agendinha Literária (8h e 14h)
Café Literário – Bullying – uma brincadeira que não tem graça (17h)
Café com Letrinhas – O Engenho da Imaginatião III – Tião Balalão entre bruxas e sacis, etc. (10h e 15h)
14/09 – Quarta-feira
Mesa redonda: Literatura e Sedução – com João Anzanello Carrascoza, Maurício Arruda Mendonça e Edson Holtz, (19h30)
Oficina de Leitura Vocal – com Douglas Martins, (14h30)
Oficina de Encadernação Artesanal – com Ernesto Kramer (9h)
Programação intanfil: Contação de Histórias / Literatura Cantada / Oficina de Agendinha Literária (8h e 14h)
Café Literário – Duas ou três páginas despretensiosas (17h)
Café com Letrinhas – Brincar e estudar é só começar (10h e 15h)
15/09 – Quinta-feira
Mesa redonda: Literatura e Civilização – com Luís Henrique Pellanda e Eliane Brum (19h30)
Oficina de Encadernação Artesanal – com Ernesto Kramer, (9h)
Contação de Histórias / Literatura Cantada / Oficina de Agendinha Literária (8h e 14h)
Café com Letrinhas – É assim que a banda toca (10h e 15h)
16/07 – Sexta-feira
Mesa redonda: Literatura e Cidades – com João Paulo Cuenca e Tatiana Salem Levy (19h30)
Oficina de rimas – com Dj Adriano Pereira Loes e WMC (19h)
Espetáculo: O menino que ganhou uma boneca – com Cia Teatral Tipos & Caras (10h30)
Programação intanfil: Contação de Histórias / Literatura Cantada / Oficina de Agendinha Literária (8h e 14h)
Café com Letrinhas – Coleção "É o bicho" e "Coisas de Criança" (10h e 15h)
17/09 – Sábado
Espetáculo: Do Cururu ao Tororó – com Projeto Cantoria (10h)

                  Se você ainda não foi da uma espiadinha ... Nossa visita  ao SESC foi demais....
                                          
BALAIO DE HISTÓRIAS

 
                                                 
Sociedade Nossa Escola

quinta-feira, 8 de setembro de 2011

Hora do Brincar!

Pensando no Brincar da criança foi criado o Espaço " NOSSO CLUBINHO", além disso neste espaço  que tem como privilégio estar mais perto da natureza , temos aulas expositivas, aulas de música e tantas outras atividades.

Olha que fofo e como nos divertimos!!