A NOSSA ESCOLA tem como missão PROPORCIONAR O DESENVOLVIMENTO PLENO DO SER HUMANO,CONSTRUINDO E RECONSTRUINDOO CONHECIMENTO, MEDIADO PELOS PROFESSORES E COM A PARTICIPAÇÃO DAS FAMÍLIAS.”

segunda-feira, 26 de setembro de 2011

18 à 25 de Setembro- Semana Nacional do Trânsito!


SEMANA NACIONAL DE TRÂNSITO 2011
 Década Mundial de Ações Para a Segurança do Trânsito - 2011/2020: Juntos Podemos Salvar Milhões de Vidas
A Assembléia Geral da Organização das Nações Unidas, no dia 02 de março de 2010, proclamou oficialmente o período de 2011 a 2020 como a Década Mundial de Ação pela Segurança no Trânsito a fim de estimular esforços em todo o mundo para conter e reverter a tendência crescente de fatalidades e ferimentos graves em acidentes no trânsito no planeta.
A decisão de adoção de uma campanha decenal mundial teve origem em vários encontros internacionais e consagrou-se no I Congresso Mundial Ministerial de Segurança Viária, realizado em novembro de 2009 em Moscou, onde o Brasil se fez representar. 
Em resolução editada pela ONU, decidiu-se que a Organização Mundial de Saúde (OMS) juntamente com outros organismos internacionais, terão a missão de envidar esforços com o audacioso objetivo de reduzir pela metade o número de fatalidades no trânsito mundial. Atualmente, registram-se mais de 1 milhão e 300 mil mortes por ano e milhões de pessoas feridas, algumas incapacitadas permanentemente, atingindo de forma majoritária aquelas na faixa etária de 15 a 44 anos de idade, significativa parcela produtiva da sociedade.
Segundo dados do Ministério da Saúde, o Brasil registra um índice de 18.9 fatalidades por grupo de 100 mil habitantes. Países líderes, alguns europeus e outros asiáticos, registram uma taxa de 5 mortes por 100 mil habitantes.
Nesse sentido, o Conselho Nacional de Trânsito (Contran) elegeu para a Semana Nacional de Trânsito o tema "Década Mundial de Ações Para a Segurança do Trânsito - 2011/2020: Juntos Podemos Salvar Milhões de Vidas", cujos principais pilares a serem trabalhados são:
  • gestão nacional da segurança no trânsito;
  • infra-estrutura viária adequada;
  • segurança dos veículos;
  • comportamento e segurança dos usuários;
  • atendimento ao trauma, assistência pré hospitalar, hospitalar e à reabilitação;

    ORLANDO MOREIRA DA SILVA
    Presidente do Contran e Diretor do Denatran






    Atividade em sala de aula 2 º ano:
    - levantamento de hispóteses sobre trânsito; anotações.
    - montagem de cartaz sobre Trânsito e confecção de placas com regras sobre este  dentro da Escola.


    Prof Adriana Mota
    Prof Auxiliar Priscila Bordignon




    O QUE É TRÂNSITO?







                                              
    No trânsito, também existem regras e leis, que devem ser cumpridas, para que haja organização e para que tudo funcione direitinho. Quando as pessoas esquecem disso, ou seja, desrespeitam essas regras e leis, é que acontecem os acidentes.
    É muito importante que todos conheçam quais são as formas corretas de se comportar no trânsito, respeitando as outras pessoas que também convivem no mesmo espaço. Assim, fica fácil evitar os acidentes, preservar  nossa vida e a vida das outras pessoas.

                          O QUE É TRÂNSITO, AFINAL?


    O trânsito é o  espaço onde acontece o movimento de pessoas, de veículos e de animais. E, que pode ser tanto em  ruas quanto em  estradas. O trânsito é um espaço coletivo, ou seja, é um local onde as pessoas podem conviver e  se comunicar.  No trânsito, todos têm  direitos e deveres. Por isso, é necessário, que haja respeito e compreensão entre todos que participam do trânsito. 

    QUEM É QUEM NO TRÂNSITO?

    Pedestre
     
                                   
    O pedestre é quem circula a pé. Todas as pessoas são pedestres no trânsito. Porém, nem todas são motoristas por exemplo, porque não tem carro ou ainda não tem a idade adequada para dirigir. Nem todos são ciclistas, porque não tem bicicleta ou não sabem andar de bicicleta. Mas todas as pessoas são pedestres no trânsito. O pedestre tem direitos e deveres, assim como os demais agentes que participam do trânsito.
                                                   

    Ciclista
                                                                                   
    Ciclista é quem circula de bicicleta nas ruas e estradas. Ao andar  de bicicleta, o ciclista precisa respeitar a sinalização e as leis também. Quem acha que pode andar de bicicleta na contra-mão, está enganado. O ciclista deve andar no sentido dos veículos e quando estiver em grupo, deve pedalar em fila única, ou seja, em fila e um atrás do outro.
     

                              Motorista                                           
      

    Motorista é quem dirige um veículo, que pode ser um carro, um ônibus, um caminhão, etc. Para poder dirigir e se tornar um bom motorista, as pessoas têm que ter a idade mínima de 18 anos para poder tirar a sua carteira nacional de habilitação, chamada também, de carteira de motorista ou CNH. Para ter essa carteira, as pessoas fazem um curso e no final do curso, passam por um teste, para saber se aprenderam tudo direitinho. Os motoristas precisam saber e conhecer as regras e leis de trânsito para respeitá-las e evitar os acidentes.
    Muitos motoristas esquecem disso. Esquecem que temos que respeitar para sermos respeitados. É muito importante que além de respeitar as regras, as leis e  os sinais, que os motoristas respeitem os pedestres, os ciclistas, motociclistas e os outros motoristas também. Assim, é possível que o trânsito seja um ambiente onde as pessoas podem conviver em plena harmonia.

    Motociclista
    As pessoas que andam de moto pelas ruas, no trânsito, são chamadas de motociclistas. Para andar de moto também é necessário ter a carteira de motorista. Além disso, é preciso  usar o  capacete E, o mais importante, é preciso pilotar a moto com muita atenção e muito cuidado.

    Você sabia que crianças menores de 7 anos não podem andar na moto, de jeito nenhum?
Embora abrangente, o tema possibilitará que a sociedade civil organizada e  órgãos e entidades do SNT trabalhem de forma objetiva e eficaz atendendo as diversas demandas no sentido de promover a redução de acidentes.
Assim, desde já, espera-se que o tema eleito pelo Contran seja divulgado e trabalhado junto à sociedade.

Regras de Trânsito escolar e placas confeccionadas pelos alunos do 2 º ano.



Nenhum comentário:

Postar um comentário